domingo, 15 de agosto de 2010

Logotipo

Estamos num mundo em que a imagem é associada ao produto ou serviço que se quer oferecer ao mercado. Um logotipo, ao ser visualizado, deve transmitir a ideia e estar diretamente ligado ao produto ou serviço. Os logotipos passam a ser um patrimônio de empresas e instituições, e muitas das vezes valem tanto quanto a estrutura física das mesmas. 
Assim, resolvi criar um logotipo para o nosso curso e optei por disponibilizá-lo para todos os colegas. Não é preciso dar crédito, uma vez que ele foi desenvolvido numa plataforma gratuíta disponível na rede mundial de computadores.
Como estamos, a partir de agora, elaborando nossos textos e os mesmos precisam ser idenfificados, pode ser interessante que isso ocorra de maneira padronizada. Assim, os usuários do blog podem copiar o logo e inserí-lo no topo do referido trabalho. 
Para copiá-lo basta clicar sobre a imagem, que irá abrir uma outra página, novamente clicar sobre e a imagem com o botão direito do mouse, selecionar "salvar imagem", escolher uma pasta onde a mesma ficará salva em seu PC, e a partir daí transportá-la para o seu trabalho, utilizando o ícone "inserir" da barra de ferramentas de seu editor de texto. Espero que gostem!
Justificativa:
No logo constam a abreviatura do nome do curso sendo que a letra A é substuída pelo @ que identifica como sendo algo relacionado a comunicação eletrônica, e-mail no caso; o nome da instituição que oferece o curso e as setas partem de um ponto e levam para várias direções. Exatamente como é o nosso curso. Parte-se eletronicamente de um ponto comum que é o LANTE e chega a todos nós, independentemente de onde estamos. Quanto as setas, indicam os diferentes destinos e suas cores significam respeito às nossas diferenças.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Primeiro dia na UFF

Depois de passar pelo processo seletivo, iniciado em maio, os alunos dos cursos de pós-graduação em Novas Tecnologias no Enino da Matemática (NTEM) e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD), oferecidos pela Universidade Federal Fluminense (UFF) tiveram um momento de confraternização e de contato mais direto com os cursos e a instituição de ensino com a aula inaugural. A aula inaugural dos cursos ocorreu em conjunto porém em dias diferentes dependendo do Polo em que os cursos são ofertados, nos dias 24 e 31 de julho. No caso desta postagem estamos nos referindo à aula ocorrida em 31 de julho, no Polo de Itapetininga, da qual participaram alunos dos Polos de Campinas, Porto Feliz, Tarumã e Votorantim e do polo anfitrião. 
Mais especificamente sobre o Polo de Tarumã, cerca de 15 alunos estiveram presentes na aula inaugural, que no caso começou bem antes, por conta da viagem Tarumã/Assis até Itapetinga, com aproxidamente 280 quilometros de distância. O transporte foi providenciado pelo Polo de Tarumã junto à prefeitura municipal. A distância foi vencida com muita expectativa, afinal, os alunos, ou muitos de deles, ainda não se conheciam pessoalmente, e nenhum conhecia a cidade para qual estavam seguindo. 
A viagem foi tranquila, tanto na ida quanto na volta, e a expectativa foi ultrapassada quando da chegada ao destino, devido as belas instalações do polo itapetininguense. 
Lá todos foram cordialmente recebidos pela coordenadora do Polo, a professora Vera. De maneira rápida, um representante do prefeito municipal contou um pouco sobre a história da cidade e sobre sua importante caracteristica histórica, que é a de ser a cidade das escolas. Para saber mais sobre Itapetininga acesse o site da prefeitura municipal cujo endereço eletrônico é www.itapetininga.sp.gov.br. 
Quanto à aula inaugrual, ela foi proferida pela professora dra. Regina. Ela contou sob sua trajetória acadêmica, a existência da UFF e a implantação do ensino a distância pela instituição e, claro, abordou as linhas gerais de ambos os cursos. 
Nesta postagem você pode ver as fotos do polo, que até a professora Regina, disse estar impressionada com o local. Por conta disso ela comentou sobre as diferenças regionais e como as educação a distância pode contribuir para a superação de tais diferenças. Segundo ela, que visitou uma série polos da UAB pelo país, não há polo que já conhecesse com uma estrutura fisica como aquele. No entanto, por conta do sistema implantado a partir da criação da chamada Universidade Aberta do Brasil, locais onde falta estrutura física e até a energia elétrica é escassa todos os alunos dos mais diferentes pontos do pais conseguem acesso ao ensino de qualidade. Aí está um grande diferencial da UAB e que a UFF contribui para acontecer. 

Polo Itapetininga - Entrada
Polo Itapetininga - vista lateral esquerda
 Polo Itapetininga - Hall de entrada










Polo Itapetininga - estacionamento
 
Abaixo vídeo mostrando um pouco sobre a chegada a Itapetininga a partir de dentro do ônibus que transportava os alunos de Tarumã, o interior e parte externa do Polo EaD "Chopin Tavares de Lima". 
Para saber mais sobre o referido polo click aqui


A seguir vídeo com a parte da aula inaugural comum aos cursos de NTEM e PIGEAD

Neste vídeo o trecho da aula inaugural referente de PIGEAD


Peço desculpas pela qualidade do som. Nem tudo sai como a gente quer, não é mesmo?


Se você tem alguma ligação com o curso de PIGEAD da UFF e quer ver seu polo ou qualquer outra informação sobre o andamento do curso publicado neste blog entre em contato pelo E-mail blogpigeaduff2010@gmail.com 


Está publicação é uma realização do aluno Silvio Luís de Carvalho, do Polo de Tarumã, e está a disposição de todos os participantes do curso. Envie textos e imagens, todos com a devida identificação é claro, que serão publicados aqui, e também serão mantidos os referidos créditos.