segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Polo da UAB em Tarumã

Hoje você está convidado a conhecer o Polo de Tarumã da Universidade Aberta do Brasil (UAB), um dos polos que oferecem o curso de Planejanemento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD). A unidade tarumãense começou a funcionar há 4 anos, nas depedências da EMEIF Maria Antonia Benelli, e um ano depois ganhou um bloco exclusivo para suas instalações dentro do mesmo terreno. Na mesma época foi construída a quadra poliesportiva e de multiuso.
O Polo de Tarumã iniciou suas atividades oferecendo dois cursos da UFSCar, Sistema de Informação e Tecnologia Sucroalcooleira, no ano seguinte deu início a primeira turma de Pedagogia, e agora está com inscrições abertas para o vestibular visando o ingresso de novas turmas para estes mesmos cursos. Para saber mais sobre o vestibular acesse o site da Vunesp (www.vunesp.com.br). Agora em 2010, o Polo também iniciou o curso de PIGEAD, ofertado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Novas IES devem começar, em breve, a disponibilizar cursos em Tarumã, tornando, assim, a cidade como detentora do maior polo da UAB do Vale Paranapanema, região do estado de São Paulo que congrega 18 municípios. Em momento oportuno estaremos divulgando aqui as instituições que estão se juntando a UFSCar e a UFF bem como os respectivos cursos. A expectativa é grande, tanto da coordenadora do Polo, a Senhora Stelamary Despincieri, do grupo de tutores presenciais e de toda a cidade e região, já que os cursos devem ampliar a oferta de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Aliás a qualificação da mão-de-obra é um grande desafio por conta da crescente mecanização da agricultura,  visto que a atividade agrícola é a responsável por manter a economia regional. E a mecanização faz aumentar a procura por profissionais qualificados, bem como exclui do mercado de trabalho, e logicamente do mercado consumidor, boa parte da população, que mesmo morando na área urbana, trabalha ou trabalhava na produção agrícola e que não exige classificação ou determinado grau de escolaridade como outras atividades profissionais, mesmo que voltada para agricultura, como é o caso do corte de cana-de-açúcar ou do cultivo de milho, soja e trigo.

Conheça no vídeo abaixo um pouco das instalações do Polo da UAB em Tarumã, interior de São Paulo.



Para saber um pouco mais sobre Tarumã, acesse o site da prefeitura municipal que é www.taruma.sp.gov.br, e entre outras coisas saiba porque no hino do município há referência a Vila Lex ou a origem do nome do município.

2 comentários:

  1. É isso aí, Silvio...
    Mostre nosso Pólo de EAD para todos verem!!!
    Ainda bem que não mostrou a gente de pois de um dia de prova...rsrsrs
    Beijos
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ah... ia me esquecendo...
    O hino de Tarumã, muito boa a escolha!
    Até!

    ResponderExcluir